Como ser um nômade digital

quem já ouviu falar dos nômades digitais sabe que este estilo de vida é um sonho de muitos mochileiros. Hoje vou te apresentar várias formas para você se tornar um nômade digital e viajar pelo mundo sem data para voltar.

Se você é viajante (ou aspirante a mochileiro), sabe bem que viajar todo o ano é para poucos, e se manter durante a viagem é coisa de viajante profissional. Mas como ser um viajante profissional? Existem diversas formas de trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Uma delas é sendo um nômade digital.

Pra quem não sabe, o nômade digital são aquelas pessoas que trabalham vendendo seu conhecimento ou prestando algum tipo de serviço pela web (por isso o termo digital).

Vou mostrar aqui algumas formas de ser um nômade digital. Não será algo que vai acontecer da noite para o dia, mas com desempenho e persistência você chega lá.

 

Fotógrafo profissional

selective focus photography of woman holding dslr camera

Para vender fotografia na web é preciso ter habilidade com a câmera e um olhar crítico para encontrar belos ângulos. Você vai precisar postar suas fotografias em algum banco de fotos como Shutterstock, iStock, GettyImages, 123rf, e muitos outros que tem pela web. Não é uma das melhores formas de ganhar dinheiro enquanto viaja porque a concorrência é grande e você precisa ter fotos originais e de alta qualidade. Porém é uma alternativa enquanto mantém algumas outras fontes de renda.

 

Escrever um Blog

person holding chocolate bar near laptop

Criar um blog é a forma mais comum dos mochileiros mostrarem suas experiências e habilidades, além de poder postar também suas fotos, você pode criar conteúdo ajudando e inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo. Desta forma, você já pode compartilhar esse conteúdo no Facebook, Youtube, Instagram e demais redes sociais.

Quando você estiver com bastante visualização em sua página, você poderá monetizar seu blog com anúncios relacionados ao seu conteúdo, e quando alguém clicar, você será pago por isso. O Google tem uma ferramenta chamada Adsense, onde você copia um código e coloca em sua página.

 

Criar Vídeos

man holding clapper board

O Youtube também pode ser uma ótima ferramenta para ganhar dinheiro pela web. Além de você ficar famoso, você vai receber por visualizações e seguidores do seu canal. Você também pode fazer anúncios nos seus vídeos, o que fará com que tenha mais de uma forma de ganho.

Ser Youtuber não é uma tarefa fácil, vai exigir tempo, habilidade com gravação, edição de vídeos, e muita dedicação para criar conteúdo de qualidade (apesar que tem muitos Youtubers que ficaram ricos criando conteúdo Nonsense “sem sentido”). Mas com o tempo e prática você pode crescer e ser uma poderosa fonte de renda.

 

Criar Ebooks e cursos

reading reader kindle female

Se você já teve um pouco mais de experiências viajando, pode criar ebooks e cursos ensinando a outras pessoas a se tornar mochileiros profissionais. É uma ótima forma de ganhar dinheiro estando em qualquer lugar e compartilhar suas experiências.

O Hotmart é um mercado digital de infoprodutos como cursos, e-books, palestras, treinamentos, etc que te ajuda a produzir e vender seu produto sem precisar criar website. Você faz upload do seu e-book na plataforma do Hotmart e ele gera um link para você distribuir no seu blog ou nas redes sociais. 

Um curso muito bacana que ensina você começar um negócio digital do zero é o Fómula Negocio Online. Ele pode fazer com que você tenha uma renda crescente e constante, possibilitando trabalhar de qualquer lugar.

 

Se tornar um Afiliado

person using black and white smartphone and holding blue card

Se você não gosta ou não quer criar conteúdo, você pode se tornar afiliado de algum produtor e vender seus infoprodutos  na web. Como disse anteriormente, a plataforma do Hotmart também possibilita você se afiliar a outros produtores de conteúdo e ganhar assim comissão por cada venda feita. Pode divulgar também o seu link de afiliado no seu blog e nas redes sociais, alcançando assim mais visualizações. Clique aqui se quer saber com mais detalhes como ser um afiliado.

 

Ser Freelancer

person holding white paper and typewriter

Caso você tenha alguma habilidade específica que te possibilite a trabalhar pela web, nada mais justo seria oferecer seus serviços enquanto viaja. O freelancer abrange várias áreas como designer gráfico, programador, escritor de artigos, tradutor, professor de línguas, professor de música, professor de culinária, coaching, e muitos outros. Existem diversos sites para se cadastrar e procurar ou oferecer seus serviços. Uns dos mais conhecidos são Freelancer, 99frelas, workana, nearjob, prolancer e diversos outros.

 

Criar roteiro de viagens

adult book business cactus

Quando você tem uma certa experiência em viajar, fica mais fácil para criar roteiros e maneiras de economizar durante a viagem. Muitas pessoas gastam muita grana pagando agências de viagens para criar roteiros engessados que muitas vezes saem super caros e não te dão autonomia de escolher a pousada ou o restaurante onde comer.

Uma boa forma de vc ganhar dinheiro seria criando roteiros mais divertidos e econômicos. Como eu amo hostel, prefiro mil vezes ficar em hostels do que em hoteis. E como voluntário então, você economiza mais ainda. Veja aqui como ser um voluntário e economizar no seu mochilão.

 

Agora vamos mostrar outras formas de ganhar dinheiro enquanto viaja, mas não pela web.

 

Trabalhar em pousadas e hostels

adult bread breakfast chef

Quando você tem experiência mochilando como voluntário, fica fácil conseguir trabalho em pousadas ou hostels. Você pode trabalhar como recepcionista, guia turístico, camareiro, na limpeza ou até na cozinha. A possibilidades são várias.

Eu por exemplo já trabalhei como jardineiro, recepcionista, garçom e até fui vendedor de passeios. Além de ter a possibilidade de você morar na pousada, você acaba ficando mais um tempo por lá, desfrutando do lugar e ainda guardando um dinheiro.

 

Ser Instrutor

man in yellow jumpsuit and man in black jumpsuit sky diving

Já vi muitas pessoas que viajam só ganhando dinheiro com instrutor. Você pode por exemplo trabalhar por temporada como instrutor de mergulho, de surf, de paraquedismo, aulas de dança, ioga, etc. O que não falta é opções.

 

Trabalhar em navio cruzeiro

white cruise ship on blue body of water during daytime

É uma das formas mais comuns que muitos brasileiros optam por viajar, porém a vida no navio não é tão glamourosa, mas você pode juntar uma grana boa e depois sair por aí mochilando. Clique aqui para saber mais como foi minha experiência trabalhando em um navio cruzeiro.

 

Trabalhar em Iate privado

adventure bay blue boat

Se você fala vários idiomas e tem habilidade com cozinha ou limpeza, essa é uma oportunidade de viajar por diversos lugares e ainda ganhar uma grana. Sites como Yacrew, Workonayacht, Jb-recruiting, Crewseekers, entre outros oferecem recrutamento em iates particulares.

 

Obter o visto do Working Holiday Visa

selective focus photography of person holding passport with ticket

Este é uma incrível forma que o governo da Nova Zelândia, Austrália e Canadá oferecem para você poder viajar e trabalhar por um ano. Este visto te permite trabalhar durante dois meses em cada empresa, pelo período total de um ano.

Essa é uma forma de possibilitar as pessoas a trabalhar mas também desfrutar do país. O visto te permite trabalhar regularmente no país, assim facilitando encontrar empresas para trabalhar. Porém você deve ter uma quantia de dinheiro para conseguir este visto.

O casal Saindo da rota mostram todos os passos que fizeram para conseguir o visto e como foram suas experiências na Nova Zelândia.

 

Concluindo

Formas de se ganhar dinheiro viajando não faltam. Basta ter criatividade, planejamento e persistência. Algumas maneiras levam tempo para dar retorno, como blog, youtube, fotografia, afiliado, criação de conteúdo, mas outras têm um retorno imediato, como trabalhar em pousadas, navio, iate ou instrutor. 

O importante aqui é mostrar as diversas maneiras de se ganhar dinheiro viajando. Faça o que mais lhe agradar, mas também diversifique para ter renda de diversas fontes. No inicio pode ser um pouco difícil, mas não desista. Você também não precisa se ater as ideias aqui apresentadas. Se eu for citar todas as minhas ideias aqui, esse artigo iria ficar enorme.

As oportunidades vão se limitar de acordo com sua criatividade.

Com o tempo e experiência você se tornará um nômade digital que poderá ser requisitado a dar palestras e treinamentos para as pessoas ensinando suas técnicas e conhecimento.

Então chega de desculpas e joga a mochila nas costas e bora começar o mochilão.

Se você chegou até aqui é porque gostou do conteúdo, então siga-nos nas redes sociais, e compartilhe para nos ajudar a criar mais conteúdos assim. Grande abraço e até a próxima!

Anúncios

Um comentário em “Como ser um nômade digital

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: