O melhor de Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade incrível. Reconhecida como patrimônio histórico, deixa a impressão de estarmos andando em uma cidade do século passado. Casas antigas, ruas de pedras, igrejas centenárias, pontes, minas. Tudo que você olha, te impressiona. Já foi palco do ciclo do ouro e dos maiores conflitos da nossa história. Um dos símbolos da cidade que foi usado como referência para localizar o local onde foi encontrado ouro é o pico Itacolomi, hoje parque municipal.

Ruas de Ouro Preto com o pico Itacolomi ao fundo

A arquitetura predominante da região é a barroca, encontrada nas igrejas, capelas, casas, pontes, fontes, monumentos e parques, todas em bom estado de conservação. Muito pouco do centro foi mudado. Onde antes eram casas, hoje é o comércio com diversas lojas de jóias da região, artesanato, feiras de artistas locais, restaurantes de comida típica, bares e várias repúblicas.

Vista da praça do Tiradentes

Por ser uma cidade pequena, a noite por vezes parece tranquila, mas por ter a Universidade Federal de Ouro Preto, ela esconde nas repúblicas diversas festas. Sem contar com os eventos do município. Carnaval, Semana Santa, e Festival de Inverno, são apenas algumas das festas mais famosas.

Ruas de Ouro Preto

A cidade está à 1179 metros acima do nível do mar e seu clima é tropical de altitude. Então há dias quentes e noites frias. Normalmente esteja com uma blusa de frio, pois como dizem os locais, “aqui em um dia passa as quatro estações”. Por ser uma região montanhosa, se prepare para subir e descer ladeiras. Não é uma cidade de grande extensão, e para se conhecer, a melhor maneira é a pé.

Ruas de Ouro Preto

Se você gosta de conhecer museus, aqui tem vários. O principal deles é o Museu da Inconfidência. A construção antigamente foi casa de câmara e cadeia da antiga Vila Rica. Hoje instaurado como museu, possui obras de arte de Antônio Francisco Lisboa o Aleijadinho entre outros artistas. Também possui livros e documentos de autores locais, pertences, imagens, quadros e móveis usados pelos moradores do século XVIII e XIX. Também possui um monumento com os restos mortais dos principais inconfidentes. Vale a pena conhecer. Mais informações clique aqui.

Museu da Inconfidência

Outro museu super interessante é o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOP, antigo palácio dos governadores. Dividido em setores de mineralogia, história natural, mineração, metalurgia, física/ciência interativa e química. O setor de mineralogia possui um dos maiores acervos de minerais e pedras preciosas do Brasil. Outras informações, clique aqui.

Praça Tiradentes com museu de ciência ao fundo

O Museu Casa dos Contos já foi residência, casa de arrecadação tributária, casa de fundição, cárcere para os inconfidentes e também serviu para acomodar as tropas do vice-rei. Hoje serve como museu onde possui algumas das primeiras moedas impressas no Brasil, móveis da época, livros e obras antigas. Também possui uma senzala, onde ficavam os escravos, objetos de tortura, documentos e jornais da época. Um lugar muito bem preservado e com muita história. Mais informações clique aqui.

Museu Casa dos Contos

Além de museus, Ouro Preto possui diversas igrejas, sendo que as principais são Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Igreja Santa Efigênia. Vários casais vem para Ouro Preto para fazer books para casamento e noivado, por ter igrejas e construções antigas. Além de que algumas igrejas fazem casamentos.

Igreja N. S. do Carmo

Pra quem gosta de aventura, nas redondezas da cidade há diversas cachoeiras e riachos. A mais próxima à cidade é a cachoeira das Andorinhas que possui uma vista de tirar o fôlego. Quem vai para Ouro Preto, deve visitar Lavras Novas, uma pequena cidade vizinha, onde há diversas cachoeiras e belezas naturais. As cachoeiras mais conhecidas são dos Namorados e dos Prazeres.

No parque Itacolomi onde antigamente existia uma fábrica de chá, agora tem um museu do chá. Também tem uma trilha com acesso ao pico com a altitude de 1700 metros. Para chegar a topo existe um dos caminhos que se pode percorrer de carro com 5km de distancia até um estacionamento. À um lago no parque, com uma tirolesa para quem quiser descer e cair na água. Após o estacionamento é preciso percorrer mais 7km a pé. A subida é de nível avançado e algumas partes são bem íngremes, mas a trilha é bem sinalizada. Com uma ótima vista das três cidades próximas, Ouro Preto, Lavras Novas e Mariana.

Itacolomi

Existe um mirante no morro São Sebastião, próximo ao centro da cidade. Ótimo lugar para se tirar fotos da vista de cima da cidade e admirar o pôr do sol.

Para quem gosta de antigas minas de exploração de ouro, há várias delas. A mais famosa é a Mina da Passagem, indo em direção à Mariana. Esta mina tem 120 metros de profundidade, onde a descida é feita por um carrinho que percorre 315 metros. Existem diversas galerias internas, e estimula-se que a minha percorre mais de 11 km de extensão. Dentro da mina, tem um lago que chega a 74 metros de profundidade e 2 km de extensão, onde é praticado mergulho. No final do passeio, o guia mostra como era separado o ouro utilizando a bateia.

Mina da Passagem

Existem diversas minas menores dentro e fora da cidade, que foram escavadas manualmente pelos escravos. A Mina do Chico Rei, Du Veloso, Santa Rita e a mais recente Mina Jeje são as mais procuradas pelos turistas.

Atrações não faltam em Ouro Preto, e deve ser parada obrigatória de quem passa por Minas Gerais. Suas estórias e histórias encantam à todos que passam por aqui, deixa sua marca no coração e na lembrança de cada um, mostrando que a cultura e tradição ainda estão vívidas nesta cidade e neste povo.

Veja logo abaixo todas as fotos de Ouro Preto e Mariana!

Ruas de Ouro Preto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: