Como economizar em hospedagem

Viajar é o desejo número um da lista de muita gente. Guardar dinheiro todo ano para tirar aquelas férias tão desejadas nunca foi tão difícil. Poupa aqui, poupa ali, e vai juntando as moedinhas para colocar no cofrinho da viagem. É um sacrifício necessário, ainda mais com esses tempos de crise, fica ainda mais difícil juntar uma grana boa para se viajar.

Ficar em hotéis chiques e comer em restaurantes caros não são as únicas maneiras de se aproveitar uma viagem. Já era a época que só tínhamos hotéis para se hospedar. Hoje existe diversas opções de hospedagem que nos economizam e muito nossa preciosa economia.

Muito se difundiu no meio dos viajantes e mochileiros os hostels. Hostel é como um hotel, possui quartos privados, mas também quartos coletivos com beliches. Alguns possuem suítes, quartos coletivos femininos e mistos, cozinha compartilhada, sala com jogos, mesas de bilhar, piscina e até salão de festas. Por ser frequentado por um público mais jovem, possui um ar descontraído, onde alguns fazem Happy hour e eventos nos finais de semanas. É um ótimo lugar para se fazer amizades. Os hostels geralmente tem preços mais acessíveis que os hotéis, ajudando assim na hora de buscar uma forma alternativa de hospedagem.

Couchsurfing

couchsurfing

Couchsurfing é um termo que na tradução literal significa “surfista de sofá”. É uma rede social onde pessoas recebem viajantes em suas casas sem custo algum. Isso mesmo, você não leu errado, sem custo algum. Esta é outra alternativa interessante para quem quer hospedagem por um curto período de tempo e não quer gastar dinheiro com hotel.

O sistema funciona da seguinte forma. você criará uma conta na rede social colocando informações sobre você, por onde passou e para onde vai. Depois irá criar uma viagem pública escrevendo quando e onde irá, assim todos os couchsurfers (anfitriões) daquela região irão ver sua viagem pública, e poderão oferecer hospedagem.

Caso ninguém ofereça, você também tem a possibilidade de fazer uma requisição aos couchsurfers buscando pela cidade que deseja ir.

Assim que você se hospedar na casa de um couchsurfer, ele deixará uma referência no seu perfil que não permite o usuário alterar ou excluir, garantindo assim que se alguém se comportar mau, poderá receber uma referência negativa.

A referência contará muito quando você for ficar no próximo couchsurfer. Não é obrigado um couchsurfer receber outra pessoa. Esta ferramenta é segura, pois permite você decidir se quer receber a pessoa na sua casa ou não.

Pessoalmente tive excelentes experiências com essa ferramenta. A maioria das pessoas que utilizam essa rede social, são pessoas de mente aberta e que querem fazer novas amizades.

Airbnb

airbnb

Caso você queira viajar com amigos ou uma equipe, e não quer ficar em hostel ou hotel, existe um aplicativo chamado Airbnb. Ele faz sucesso entre aqueles que preferem mais privacidade. É um aplicativo que lista quartos e apartamentos mobiliados para aluguel por temporada.

Os preços são variados mas compensam. Se quiser passar uma temporada na praia em algum apartamento mobiliado, procure com antecedência no AirBnb pois os preços sobem na alta temporada.

Worldpackers

worldpackers

Agora para quem quer passar mais de duas semanas em uma cidade e não quer gastar com hospedagens e se estiver disposto a trabalhar voluntariamente, conheça o Worldpackers. Este é o nome de uma rede social onde pessoas trocam trabalho voluntário (no máximo 30 horas semanais) por hospedagem e alimentação (B&B – bed and breakfast). 

Os usuários do Worldpackers são hostels que precisam de voluntários para trabalhar na recepção, limpeza, jardinagem, cozinha entre outras tarefas. Você não irá pagar nada ao hostel onde irá ficar, apenas uma taxa ao site toda vez que for se hospedar em algum hostel, mas poderá ficar de umas semanas à meses, sobrando muito tempo para fazer o que quiser.

Não é necessário experiência, apenas desejo de aprender. Esta realmente é uma ferramenta excelente para se viajar gastando pouquíssimo.

Workaway

workaway

Workaway é uma rede social semelhante ao Worldpackers, onde também há troca de algumas horas de trabalho por B&B. Normalmente as pessoas que usam o Workaway possuem fazendas, sítios auto sustentáveis ou de permacultura.

Eles geralmente precisam de voluntários para ajudar nas tarefas rotineiras do local, como cuidar de animais, cultivar hortaliças, cuidar da casa, fazer comida, entre outras tarefas simples.

Não é exigido experiência para trabalhar, apenas que se tenha força de vontade e tenha a mente aberta para conviver em um ambiente diferente. Além de você aprender uma nova função, você fará novas amizades e terá tempo de sobra para conhecer o local, podendo ficar por um mês ou até se tornar morador permanente.

Helpx e Worktrade

Slow-Travel-work-exchange-WWOOF-volunteers-in-Canada

Helpx e worktrade também são redes sociais semelhantes ao Workaway. Estes dois podem ser hostels ou fazendas que procuram voluntários para ajudar em uma grande variedade de projetos.  A  taxa cobrada pelos sites são semelhantes, e o objetivo é o mesmo, trabalhar em troca de B&B.

WWOOF

wwoof

Já o WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms) como o nome já diz, é trabalho voluntário em fazendas orgânicas. Existem usuários destas redes sociais espalhadas pelo mundo inteiro.

Sempre terá pessoas buscando voluntários para trabalhar algumas horas por dia em troca de B&B. A maioria dos lugares são paradisíacos, e a experiência será de grande valor na sua vida.

Não existem mais desculpas para sair de casa e começar a viajar. Tudo o que você precisa agora é escolher a forma que mais combina contigo, o lugar onde quer ir, colocar a mochila nas costas e se aventurar pelo mundo. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Tenho certeza que você não irá se arrepender. Boa sorte e ótima viagem!

Anúncios

4 comentários em “Como economizar em hospedagem

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: