Quatro dicas de como vencer o medo de viajar

Muitas pessoas com quem converso tem o desejo de viajar o mundo mas tem medo ou estão tão presas a suas vidas rotineiras que não conseguem se ver fora desse ciclo ou fora de suas zonas de conforto.

Quando conto como consegui sair de casa e começar a viajar pelo Brasil, elas ficam empolgadas e dizem que gostariam de fazer o mesmo e ter essa coragem. Dizem que essa vida só para quem é corajoso ou para quem tem muito dinheiro.

Não existe limite para se viajar, não é algo que apenas pessoas jovens ou corajosas fazem. Não é algo exclusivo para pessoas com grana ou para quem não tem o que fazer.

Viajar é uma das coisas mais prazerosas que existem, e acredito que todos deveriam viajar muito.

O maior motivo que impede as pessoas a saírem do comodismo e começarem a se aventurar é o medo. Essa palavra pequena é muitas das vezes gigante para quem tem esse sonho, e cria um muro intransponível que nos impede de conquistar nossos objetivos.

Para vencê-lo, é necessário identificar quais são esse medos e subjugá-los um a um, até termos provado para nós mesmos que estávamos enganados.

O medo é uma barreira invisível criada pelo nosso cérebro, que tem o único objetivo de nos impedir de fazer alguma besteira. Mas as vezes ele nos impede de realizar nossos próprios sonhos e de fazer muita coisa que seria bom para nosso corpo e saúde mental.

Esta barreira imaginária tem o tamanho que nossa mente cria. Se provarmos para nós mesmos que estávamos errados, essa barreira se tornará do tamanho de um degrau, que podemos subir.

Para vencer esses medos, primeiramente temos que descobrir quais são eles. Agora vou mostrar em quatro dicas de como vencer seus medos:

Pensar em algo que você sonha fazer

A melhor forma de descobrir quais nossos medos é identificá-los através dos nossos sonhos. Pense naquela viagem que tanto sonha, aquela praia maravilhosa, aquele passeio de barco, ou trilha que tanto quis fazer. Pense em algo que sempre sonhou fazer, mas não conseguiu por algum motivo.

Analisar as perguntas que sua mente faz

Ao pensar naquele sonho que parece inatingível, virá várias perguntas em sua mente. Um exemplo é, como irei conseguir pagar essa viagem? Onde vou ficar?  Como vou fazer isso? como aquilo? Anote essas perguntas que elas irão mostrar seu verdadeiro medo.

Identificar o medo

Observe as dúvidas que surgiram em sua mente e você saberá qual o medo que te impede de executar este plano. Poderá ser medo por não conseguir pagar a viagem, medo de não saber onde ficar, medo de sair de casa sozinho, medo de viajar de avião, etc.

Achar provas concretas para provar o contrário

Agora você terá que provar a si mesmo o contrário. Se convença de que tudo isso é uma ilusão criada por sua mente. Encontre provas concretas o suficiente para provar a sua mente que você pode superar isso.

Você irá superar seus medos um a um, não tenha pressa, pois isso é um processo e você vencerá todos eles aos poucos. Não desista de tentar mais uma vez, mesmo que não conseguiu na primeira.

Nós somos condicionados a desanimar diante do fracasso. Mas saiba que ninguém vence uma batalha sem esforço. Lembre-se de Thomas Edison, que tentou inúmeras vezes por mais de um ano criar a lâmpada. E se não fosse por sua determinação, não teria conseguido. Ele disse: 

Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Agora tudo depende de você transformar esse muro gigante de medo em um degrau para se subir. Seja um vencedor e conquiste todos os seus sonhos vencendo seu medos dando apenas seu primeiro passo!
Grande abraço!

Anúncios

5 comentários em “Quatro dicas de como vencer o medo de viajar

Adicione o seu

  1. Felipe guri, concordo com você em quase tudo… Começo meu mochilão ano que vem, e as pessoas já ficam doidas quando eu falo disso, porque sentem que seus sonhos estão de alguma forma se realizando através de mim…
    Fazendo uma leitura de um angulo um pouquinho diferente, acredito que as pessoas não saem do comodismo não só por medo, mas porque elas nunca aprenderam a experimentar por si próprias… A vida inteira recebe,os informações e veiculamos na mente de um jeito doentio… Algumas vezes nem sabemos se gostamos da coisa ou não e já fazemos uma avaliação.
    Sinto que esse é um grande problema pro povo que quer fazer trip e não faz…
    Mas deixemos isso pra lá, me conte mais da tua trip , rolê Brasil rapaz! Tô curiosa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Ana, também concordo contigo. A mídia hoje traz muita informação pronta, e não sabemos qual sua procedência e já admitimos como verdadeira. Isso nos faz consumidores e não criadores de histórias. Temos que quebrar esse ciclo e voltar aos nossos princípios e começar a traçar nossa própria história! agora em relação minha trip, saí de SC, passei por PR, SP, RJ, e agora MG. Logo estarei indo para Bahia! continue acompanhando o blog para saber mais! bjs

      Curtido por 2 pessoas

  2. Muito legal o post!!!! No meu caso, sempre tive muita vontade de viajar, mas era difícil conseguir companhia, e, devido ao medo de viajar sozinha, sempre ia adiando pra esperar alguém ir comigo… Mas agora resolvi mudar e não depender da companhia de ninguém… E não é que deu certo? To viajando sozinha e nem por isso estou me sentindo solitária e estou amando a experiência… Viajar sozinha não é um bicho de sete cabeças, é uma experiência incrível… O problema é o medo que nos impede de aproveitar a vida!!!!

    Curtido por 2 pessoas

  3. Realmente ainda existe muitas pessoas que tem medo de viajar. Nossos medos não podem impedir de conhecer novos lugares, novas culturas, fazer novas coisas.
    Para tentar auxiliar ainda mais essas pessoas criamos um post de como organizar sua viagem em 5 passos. Esses passos podem ajudar bastante também..
    Abraço. Sucesso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: